A dor no maxilar é um problema comum em pessoas que sentem incômodo ao mastigar, morder ou falar. Causada por diferentes motivos, ela deve ser analisada por um dentista para que o melhor tratamento possa ser prescrito.
Suas possíveis causas:
•Bruxismo: Ranger dos dentes involuntariamente que causam desgastes na estrutura dos dentes, existe uma pressão muito grande na articulação ATM (temporomandibular), por isso, o tratamento adequado envolve o diagnóstico de um dentista.
•Mordida cruzada: é causada pelo desalinhamento dos dentes, ou seja, não existe o encaixe perfeito dos dentes. Dessa forma o corpo faz um movimento biomecânico compensatório para a articulação temporomandibular se encaixar, gerando estalos e dores na região da mandíbula.
•Doença periodontal: está associada com uma inflamação em estruturas que dão suporte aos dentes, como: gengivas e ossos. A causa comum dessa inflamação é causada por bactérias que podem atingir a articulação temporomandibular e dessa forma causar dores no maxilar do paciente.
•Osteomielite: É uma infecção que se instala nos ossos da mandíbula e impacta a ATM, isso pode gerar sinais como: inchaço, dor e febre.
•Abcessos dentários: Geralmente ocasionadas por cáries não tratadas adequadamente, que causam inflamação nas camadas mais profundas da polpa e do nervo dental.
Qualquer dúvida nos consulte: